conteúdo da página LOGOTIPO OU LOGOMARCA?
top of page

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas conhecimento é sempre importante e certamente vai te ajudar um bocado nas reuniões sobre marca e identidade visual com o time de design gráfico.


Não é nada difícil: a maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?


Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.


Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.

Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.


Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.


Um bom exemplo é Coca-Cola. E ele funciona por 3 motivos básicos:


  • nome pouco comum;

  • termo que “pega fácil”;

  • força da própria marca.





Já outras têm uma logomarca tão forte que funcionam mesmo sem o logotipo: a grande concha amarela e vermelha da petrolífera Shell é o exemplo perfeito disso.




Se você está procurando ajuda profissional para registrar sua marca e garantir sua proteção legal, a Mp Consultoria é a escolha certa. Com um corpo jurídico composto por advogados especializados e soluções completas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, nós oferecemos orientação profissional e ágil para atender às suas necessidades.


Não subestime a importância da marca em seu negócio. Ela é um patrimônio valioso e um elo crucial entre sua empresa e seus clientes. A marca é a identidade de sua empresa, e é por meio dela que os consumidores identificam e diferenciam seu produto dos demais. A marca se torna um referencial de qualidade ao longo do tempo.


O registro de marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores e concorrentes. Além disso, o registro garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional e internacional.


Não corra riscos desnecessários, proteja sua marca. A Mp Consultoria está à disposição para fornecer esclarecimentos e ajuda durante todo o processo de registro. Deixe-nos proteger você e seus negócios. Entre em contato agora mesmo (27) 99768-9381.


Por: RODRIGO TEIXEIRA DE ANDRADE BARBOSA, advogado, graduado pela Faculdade Vitoriana – IESFAVI, Pós-graduado (lato sensu) MBA em Gestão Tributária e Sucessória pela Faculdade FUCAPE Business School - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, atualmente Pós-graduando (lato sensu) MBA em Propriedade Intelectual, Direito e Ética pela Universidade Candido Mendes - UCAM.


Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/

bottom of page